Homens grandes, fortes e peludos são chamados carinhosamente de "ursos", eles estão no imaginário masculino como uma figura imponente e viril, um protótipo perfeito para quem sente tesão em tais características.
Os ursos são o oposto do padrão, não possuem peitos depilados e corpo sarado, são gostosos de uma maneira diferente, os pelos que revestem seu corpo só aumentam o tesão. A barba por fazer, os traços másculos e o tamanho nos faz pensar em sua pegada forte e na foda rústica, tipo os pornôs nostálgicos de Jack Radcliffe.
O estereótipo de urso vem da visão que as pessoas possuem dos animais, que têm um corpo muito bonitinho e fofinho, mas que esconde uma agressividade com os humanos. Pela aparência fofa dos bichos, se popularizaram os bichinhos de pelúcia, personagens e até a denominação entre os gays.
Além da tradicional palavra "urso", eles possuem subcategorias, geralmente utilizadas para separar os vídeos pornô gay e facilitar a busca, mas também identificar cada padrão dentro da subcultura. O chubbie bear é o mais gordinho, o power bear é aquele tipo enorme, os ursos polares são os DILFs e o Cub é o urso novinho.
A subcultura dos ursos
Deixando o fetiche de lado, existe a subcultura dos ursos. A subcultura dos bears é formada por homens gays com o físico forte e peludo. A união deles faz a força na busca da quebra de padrões e mais liberdade sexual.
Ela existe como uma comunidade e une os semelhantes, pessoas que fogem do “gay padrão” e surgiu nos Estados Unidos. Dentro da subcultura existem outras classificações:
Big bearSímbolo de força viril e imponência. Uma das figuras mais poderosas entre os ursos, aqueles caras enormes.
Black bearNome dado aos homens negros com esteriótipo de urso.
BruinDotado de uma silhueta esculpida pelos esportes e pela determinação, este urso exibe um corpo definido, um verdadeiro atleta.
Koala bearCom o cabelo e pelos em tons de loiro, este homem carrega consigo a essência do "Urso" na sua versão dourada.
Leather bearUrso que curte roupas e acessórios de couro.
Muscle bearImponente e robusto, este urso domina com sua presença física, exibe músculos poderosos.
Pocket bearEmbora pequeno em estatura, este urso não é menos impressionante, irradiando charme e personalidade em sua escala compacta, para guardar no bolso.
Polar bearTestemunha do passar do tempo, este urso exibe a sabedoria e maturidade para trepadas, seu charme está no salpicado de tons prateados.
HirsuteCoberto por uma profusão de pelos corporais, este urso se destaca por sua pelagem exuberante, uma verdadeira manifestação da natureza selvagem.
O ponto que conecta o fetiche e a subcultura é o sexo, pois ambos estão ligados a liberdade sexual com suas fantasias e desejos. Por aqui, apesar de pouco difundida a comunidade dos ursos, eles são muito cultuados, todo mundo quer um ursão para chamar de seu.