O Yaoi hentai é o pornô gay nos quadrinhos e animes, dentro dele existem uma série de subcategorias, entre elas está: yaoi ana. A tradução literal de yaoi ana é "buraco yaoi", um termo que surgiu nos anos 2000, para designar um buraco fictício que se auto lubrifica. O terceiro buraco, além do rabo e da uretra, fica em um local específico no hentai, está entre o saco e o ânus, no períneo.
Em uma época em que não se desenhava os órgãos genitais explicitamente, o buraco existia, mas não ficava aparente. Durante as trepadas entre personagens, ele era usado, então cada leitor criava em sua mente como ele era.
"O buraco yaoi é um órgão misterioso que por vezes faz aparições em mangás de boys love, o qual difere do ânis, a deduzir pela posição, formato e funcionalidade. Ele é altamente funcional, por não ser apertado e ter librificação", explicação do mangá "Minha Experiência Lésbica com a Solidão".
O rabo fictício está sempre pronto para ser utilizado, ele é totalmente limpo, não precisa de chuca e se lubrifica sozinho, algo muito semelhante à ficção retratada nos pornôs. Como é normal nos hentais, realidade e ficção se misturam.
A forma como o novo orifício foi colocado nos hentais gays abriu as portas para os desenhos mais livres e com corpos verídicos. No anos 70, a interação no yaoi era com o sexo oral, o anal era "pervertido" demais para a época. Entre o oral e o anal, foi colocado o yaoi ana.
Outra teoria vem da produção feminina dos primeiros hentais, em uma época em que a mulher pouco explorava o corpo masculino e o conhecimento era privado. Sem saber como, de fato, acontecia da foda, elas desenhavam imaginando que os rapazes poderiam ter um buraco semelhante ao delas. Por isso, também acreditavam que a penetração gay não precisava de preparação e limpeza.
Hoje é muito difícil encontrar uma produção de yaoi ana, já que os fãs de hentai preferem mais realismo nos órgãos genitais.