Em todo relacionamento entre gays é preciso combinar qual será o ativo e o passivo? O tabu, sempre questionado por héteros por curiosidade, foi levantado pelo The Guardian, jornal muito bem conceituado na Europa. A coluna surgiu após uma mensagem de um gay indignado com o sexo em seu casamento. O debate sobre ser passivo ou ativo na foda se prolongou e diversos questionamentos surgiram. É um papel fixo? Deve ser conversado antes de iniciar o relacionamento?
Ao que tudo indica, alguns casais sofrem com as mudanças sexuais. Um dos leitores comentou sobre seu parceiro ativo, pois curte ser passivo, que após o casamento não quer mais comê-lo. O companheiro se tornou também passivo, mas não o deixa buscar outros parceiros que o satisfaçam. O duplo problema foi notado pelos héteros, muitos questionaram se o leitor não está exigindo demais e se o amor não deve ser colocado em primeiro lugar.
“Sempre tivemos um relacionamento aberto: nos conhecemos em uma festa de sexo. Quando nos conhecemos, sempre fui passivo e ele, ativo. Com o tempo, porém, ele ficou obcecado por ser passivo na relação e nunca mais me penetrou, mesmo em grupo, e começou a expressar ciúme dos ativos que eu atraio. Sinto que ele está jogando nossa vida fora em busca de um sonho irrealizável", diz o leitor.
Na mesma coluna, a sexóloga Pamela Stephenson Connolly sugeriu para o leitor um pouco de paciência e conversa com seu parceiro, pois somente assim a situação pode ser resolvida. A profissional explicou que é comum mudarmos nossas vidas diariamente, mas é difícil para o outro aceitar as novas escolhas.
“O esgotamento máximo é uma ocorrência bastante comum e pode levar a uma mudança nas preferências de troca de poder de uma pessoa, geralmente temporariamente”.
Em um casamento, a troca de preferência entre ser ativo e passivo também está ligado aos papéis dentro de casa. Sem que o casal perceba, o mais dominante em casa costuma ser ativo, esse movimento ocorre naturalmente em alguns casos.
Cabe a cada casal gay definir o que melhor se adequa a sua rotina, desejos e fantasias, para manter a relação quente e o amor.
Bom, o combinado não sai caro, né?! Se combinar direitinho, todo mundo fode gostoso!