O famoso festival de cinema apresenta novas categorias para chamar atenção do público e abrir as portas para um universo aleatório aos filmes, mas com o mesmo apelo visual. Uma das categorias presentes no Festival de Cannes é a "Competição Imersiva", onde as obras devem conduzir os visitantes a uma atmosfera diferenciada e única.
Uma marca no chão mostra o local onde o espectador precisa se posicionar, um óculos de realidade virtual é colocado e as descobertas se iniciam. Entre os títulos da tenda está o "Traversing the Mist", em português significa "atravessando a névoa".
Traversing mostra a realidade de uma sauna gay surrealista localizada em Taiwan, um misto da subcultura asiática, tesão e opressão. A sensação é de estar dentro da sauna vivendo o sexo gay com os demais.
São 40 minutos de fodas e passeios, totalmente controláveis pelo usuário do óculos, mas com uma narração sussurrada sobre sensações que o lugar dá aos seus visitantes. Basicamente o narrador mostra o caminho para a fuga da solidão, passando pela angústia para alcançar o desejo.
O espectador se vê como um executivo, nos reflexos que surgem nos espelhos, amarrado ao padrão estipulado pela sociedade, mas com um desejo encubado. O conteúdo exibido nos óculos é um filme, mas não um pornô gay, trata-se de um longa curioso para alguns e excitante para outros. O diretor Chou Tung-Yen, garante que não criou o filme para deixar de pau duro e não se importa com a opinião alheia.
"O meu objetivo não é fazer pornografia, então eu não me preocupo com o que pensam. Uma senhora viu o filme e me disse que ficou excitada, e tudo bem, eu não me importo. Mas não é o filme para se masturbar, é um filme sobre a constante busca por algo para se sentir completo", diz Chou Tung-Yen.
Apesar da atmosfera de gravação e produção, os atores foram admitidos pelo OnlyFans e fizeram sexo de verdade.
"Há dez anos seria difícil encontrar atores amadores dispostos a tirar a roupa e fazer sexo diante da câmera, mas com o OnlyFans e o pornô caseiro ficou mais fácil chegar ao elenco", completou o diretor.